Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Transcritório - Traduções Low-Cost

Traduções oficiais. Línguas: Português, Inglês, Francês, Italiano, Alemão e Espanhol (incluindo catalão). Se precisar de outras línguas, contacte-nos.

Transcritório - Traduções Low-Cost

Traduções oficiais. Línguas: Português, Inglês, Francês, Italiano, Alemão e Espanhol (incluindo catalão). Se precisar de outras línguas, contacte-nos.

TRANSCRITÓRIO - TRADUÇÕES LOW-COST https://www.transcritorio.com/
20.10.17

SISTEMA DE ENSINO EM INGLATERRA I

Transcritório - Traduções Low-Cost

Viver em Londres, UK

 

Para quem tem filhos e pensa vir viver para Londres espero que este post seja uma boa introdução ao sistema público (gratuito) em Inglaterra. Noutros posts abordarei questões relacionadas com inscrições, transferências e como escolher a escola.

 

ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

A escolaridade obrigatória começa aos cinco anos, no ano em que a criança completa 5, e termina aos 18 anos.

Durante a escolaridade obrigatória não há retenções (chumbos), ou seja, os alunos frequentam o ano de acordo com a sua idade e vão progredindo.

 

ESCOLA PRIMÁRIA

A primária começa com a “Reception” (pré-primária) e vai até ao sexto ano (10/11 anos). Aqui as turmas são constituidas em média por 25 alunos, uma professora e uma auxiliar. Há escolas que dividem a primária em Infant School (da Reception até ao segundo ano) e Junior School (do 3º até ao 6º).

As disciplinas principais são: Inglês, Matemática, Ciências, Música, Educação Fisica, História, Geografia, Tecnologias da Informação, Cidadia, Língua Estrangeira (varia consoante a escola, mas as mais comuns são o francês, espanhol, alemão), Arte, Educação pessoal, social e para saúde, Tecnologia e Design, Religião (normalmente são abordadas várias religiões e crenças).

 

ESCOLA SECUNDÁRIA

A secundária inicia-se no sétimo ano (11/12 anos) e termina no 13º (pré-universitário). É constituida por:

  • Key Stage 3 (7º, 8º e 9º)
  • Key Stage 4 (10º e 11º)
  • Sixth Form (12º e 13º).

Os últimos dois anos, 12º e 13º, não são obrigatórios. Há escolas secundárias que não têm a Sixth Form.

As turmas são constituidas em média por 25 alunos e cada disciplina tem o seu professor. As disciplinas do Curriculum Nacional são: Inglês, Matemática, Ciências, Música, Educação Fisica, História, Geografia, Tecnologias da Informação, Cidadia, Língua Estrangeira (varia consoante a escola, mas as mais comuns são o francês, espanhol, alemão), Arte, Educação pessoal, social e para saúde, Tecnologia e Design, Religião (normalmente são abordadas várias religiões e crenças).

De acordo com o modelo da escolas há outras disciplinas que podem ser introduzidas, sendo que algumas escolas não são obrigadas a seguir o curriculum nacional.

Londres é uma das capitais com maior diversidade populacional onde se fala mais de 300 línguas.

Dado o grande número de alunos cujo o Inglês não é sua lingua materna, a maioria das escolas em Londres oferecem apoio ao nivel do Inglês.

 

CALENDÁRIO E HORÁRIOS

O ano lectivo tem, como em Portugal, três periodos no entanto cada período é divido em dois half-term. O ano inicia-se na primeira semana de Setembro e termina no final de Julho.

O horário escolar é semelhante na primária e secundária. As aulas começam entre as 8.30 e 9 horas e acabam por entre as 15 e as 15.30. A hora de almoço varia entre 30m e 1 hora.

 

AVALIAÇÃO

Como já referi não existe retenção mas os alunos vão sendo avaliados ao longo do seu percurso escolar, sendo a avaliação mais ou menos informar de acordo com o ano. Assim os momentos formais de avaliação são:

  • 1º ano – phonics screening check, avaliação da aprendizagem da fonética. O ensino da leitura e escrita é feito através do método fónico.
  • 2º ano – avaliação nas áreas de Inglês, Matemática e Ciências através de exames standarizados “Standard Assessment Tests” (SATS)
  • 6º ano – exames nacionais a Inglês e Matemática (SATS).
  • 9º ano – exames (SATS) em todas as disciplinas do Curriculum Nacional.
  • 11º – Exames para obtenção do diploma do ensino secundário “General Certificate of Secondary Education (GCSE). Os resultados nestes exames vai condicionar o percurso escolar posterior tal como a entrada na Universidade.

Entre o 2º ano e o 6º os alunos vão sendo avaliados pelo professor em contexto da sala de aula. Entre o 7º e o 9º ano os alunos vão sendo avaliados através da realização de testes.

 

CUSTOS

A escola pública é inteiramente gratuita. Os custos associados são os custos do uniforme e das refeições e algum material extra. Os livros e cadernos são fornecidos pela escola. Na primária é ainda fornecido todo o material complementar como canetas, lápis, borrachas etc. Os alunos levam apenas os livros de trabalho de casa (também fornecido pela escola). Na secundária é necessário comprar alguma material como material de desenho (canetas de feltro, lápis de cor) e de geometria (compasso, régua e transferidores).

A maioria das escolas obrigam ao uso do uniforme. Os custos são variados de acordo com o mesmo. Há escolas primárias que apenas exigem t-shirt e sweat-shirt que complementam com calças cinzentas ou pretas. Outras exigem o uso de camisa, gravata, blazer e pullover o que implica maiores custos. No inicio do ano há uma grande oferta nos supermercados e grandes armazéns, nomeadamente calças, camisas, t-shirts, sapatos e meias (sim, é também exigido que as meias sejam pretas ou cinzentas). Muitas escolas vendem directamente o seu uniforme, outras recomendam onde comprar. Existe também a possibilidade de comprar em segunda mão.

No que respeita às refeições/almoços há duas modalidades: almoço na escola ou lancheira (packed lunch). O preço da refeição varia de escola para escola. Eu já paguei £2.40 e agora pago por refeição £2 para o mais velho e £1.80 para o mais novo.

Não sei se é pratica em todas as escolas mas a escola do meu mais novo (reception) fornece ainda fruta a meio da manhã.

 

Tirado daqui:

https://viveremlondresuk.wordpress.com/2012/10/30/sistema-de-ensino-em-inglaterra/

 

Siga as nossas novidades e veja as ofertas de emprego através do Facebook Veja os packs para cada profissão no nosso site: www.transcritorio.com

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.